Aprendizagem Mediada em Contextos Educacionais (2015-2023)

PGPSI07
por Eliane Mendonça Ferreira
Publicado: 23/08/2024 - 14:42
Última modificação: 23/08/2024 - 15:47
Créditos: 
4

Código: 

PGPSI07

Carga Horária: 

60

Linha de pesquisa: 

Processos Psicossociais em Saúde e Educação

Objetivo: 

Compreender os modos de mediação em contextos educacionais e suas implicações para os processos de desenvolvimento humano

Ementa: 

Aprendizagem mediada, modos de mediação em contextos educacionais por meio de recursos mediacionais, utilizando diferentes linguagens (brincar, literatura, artes etc)

Programa: 

Unidade I - Introdução ao estudo do cérebro e as contribuições da neuropsicologia.

 

Unidade II – Contribuições de Vigotski e Luria para a compreensão da Mediação.

 

Unidade III- Conhecendo o conceito de Mediação e suas implicações para a prática pedagógica.

 

Unidade IV- Critérios Mediacionais Universais: os Programas MISC e ICDP.

 

Unidade V- Possibilidades de Mediação em Contextos Educacionais.

 

Bibliografia: 

Antunha, E. L. G. (2000). Neuropsicologia e aprendizagem. Boletim Academia Paulista de Psicologia, ano XIX, nº1, 57-67.

Castro, F. S. & J. Landeira-Fernandez, J. (2010). Alma, Mente e Cérebro na Pré-história e nas Primeiras Civilizações Humanas. Psicologia: Reflexão e Crítica, 23(1), 37-48.

Lefèvre, B. H. (1989). Neuropsicologia Infantil. São Paulo: Sarvier.

Gazzaniga, M. S.; Ivry, R. S. & Mangun, G. R. (2006). Neurociência Cognitiva. Porto Alegre: Artmed.

Hundeide, K. (2004). An Introduction to the ICDP Programme. Disponível em: www.icdp.info, acessado em 15/03/10.

Mecacci, L. (1987). Conhecendo o cérebro. São Paulo: Nobel.

Meier, M. (2002). Neuropsicologia, Moisés e Feuerstein: uma abordagem multidisciplinar da mediação da aprendizagem. Revista Educação Marista, 2(4),p. 17-25.

Freitas, N. K. (2006). Desenvolvimento humano, organização funcional do cérebro e aprendizagem no pensamento de Luria e Vygostky. Ciência & Cognição, 9. Disponível em: www.cienciasecognicao.org

Vectore, C. (2010).Mediação e Desenvolvimento: alguns apontamentos. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.

Vectore, C. (2010).Critérios Universais da Mediação. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.

Vectore, C. (2010). Mediação na sala de aula. Material elaborado para o Curso de Capacitação de Educadores a Distância. Universidade Federal de Uberlândia.

Vectore, C.; Alvarenga, V. C. & Gomide Jr, S. (2006). Construção e Validação de uma escala de comportamentos mediacionais de educadores infantis. Psicologia Escolar e Educacional, 10(1), p. 53-68.

Vygotsky, L. S.; Luria, A. R. & Leontiev, A. L. (1988). Linguagem, Desenvolvimento e Aprendizagem. São Paulo: Ícone/EDUSP